17 março 2010

XIV Semana Cultural de São José

Decorre na freguesia do Arco de São Jorge, de 14 a 21 de Março, a XIV Semana Cultural de São José dedicado ao tema “Família”.

A Casa do Povo do Arco de São Jorge realiza a décima quarta edição da "Semana de São José", um certame em homenagem ao padroeiro da freguesia e, ao mesmo tempo, visa comemorar o Dia do Pai.

 
O tema deste ano é “Famílias” e será abordado por diversas personalidades.


Esta iniciativa tem, uma vez mais, diversos pontos de interesse.

Ao longo da semana actuam, na respectiva freguesia, vários grupos recreativo-culturais do concelho de Santana e de outras localidades.


Hoje, a animação ficará a cargo da Tuna d’Arco da Casa do Povo local, às 20 horas, seguindo-se o concurso “Brincando entre Famílias”, em que equipas das seis freguesias do concelho (Santana) realizam diversas provas, desde teatro, canto a dança.

O programa de amanhã inclui a recepção da Virgem Peregrina, com a realização de uma missa e a procissão das velas.


A "Semana de São José" prosseguirá, no sábado, com a transmissão do programa televisivo “Atlântida”, a partir do Museu do Vinho e da vinha. À noite haverá animação musical com actuações do grupo de animação “Lírios do Norte”, da Tuna da Casa do Povo do Faial e do espectáculo “Vozes e Talentos”, do concelho de Santana.


No domingo, vai realizar-se o "Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho", sendo convidadas as bandas Recreio Camponês e a banda das Eiras. Terá ainda lugar, nesse dia, a entrega do prémio de mérito cultural “Arco Cultural” a uma personalidade da freguesia que se tenha destacado na área cultural ao longo do último ano.

O certame teve início na passada segunda-feira com o “Brincar de Novo”. Tratou-se de um conjunto de jogos que contou com a participação dos diversos Centros de Dia do concelho de Santana. Ontem, ocorreu a abertura de uma exposição da autoria de Daniel Henriques, no Museu do Vinho e da Vinha, e um painel subordinado à temática “Economia rural e familiar”. A animação esteve a cargo do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo de São Roque do Faial.

Para levar a efeito esta iniciativa, a Casa do Povo do Arco de São Jorge conta com os apoios da Câmara Municipal de Santana, da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Fonte: Jornal da Madeira